Dor Lombar

Dor Lombar: O mal do século


A organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas (lombalgia aguda) durante sua vida, e que 90% dessas pessoas apresentam dores crônicas.


Má postura: A vilã das dores na coluna

Má postura e dor nas costas, estão vinculadas à lesões da coluna vertebral. Dependendo da região, localização ou gravidade e da compressão do nervo é que será definido o tipo de irradiação, que pode atingir uma área contínua ou parcial.
 Além da dor irradiada, existem casos onde a dor ocorre apenas no local da lesão. Algumas situações do dia-a-dia no trabalho ou em casa contribuem para o aparecimento das lesões na coluna vertebral ou nos discos inter-vertebrais: escorregar enquanto caminha; um objeto vai cair ao chão e abruptamente tenta-se pegá-lo; levantar uma carga em local inacessível; suportar peso com o corpo; pegar ou manusear, cargas mais pesadas dobrando o tronco para frente, ou dobrar o tronco lateralmente ou torcer o tronco para um lado; pegar ou manusear objetos pesados longe do corpo; pegar ou manusear cargas muito altas ou muito baixas, esticando os braços.
As doenças de um modo geral não acontecem da noite para o dia, elas são cumulativas e progressivas. Certamente, todos os dias as pessoas realizam alguma atividade que pode prejudicar a coluna.
A seguir algumas situações que contribuem para o aparecimento das lesões dos anéis fibrosos e consequentemente  dos discos inter-vertebrais e o surgimento de dor na costa em consequência da má postura.

Ilustrações de má postura que podem causar dor na costa e lesões


Má postura: sentar com os joelhos muito próximos do tórax
Má postura: sentar com os joelhos muito próximos do tórax

Má postura: sentar com a coluna torta
Má postura: sentar com a coluna torta

Má postura: sentar apoiando na mesa
Má postura: sentar apoiando na mesa

Má postura: mesa, pia, tanque muito baixos
Má postura: mesa, pia, tanque muito baixos, aumento da lordose lombar

Má postura: Levantar peso sem dobrar joelhos
Má postura: Levantar peso sem dobrar joelhos

Outras situações de má postura que podem causar dor na costa e lesões na Coluna Vertebral


Má postura ao dirigir
Má postura ao dirigir

Má postura: aumento da cifose dorsal
Má postura: aumento da cifose dorsal

Má postura: aumento da lordose lombar
Má postura: aumento da lordose lombar

Má postura: arquear a região lombar
Má postura: arquear a região lombar

 As crises de dores nas costas são as causas mais comum de faltas ao trabalho nos países desenvolvidos, provocando, além do problema médico, também um problema econômico.
As dores nas costas geralmente são associadas às atividades diárias, como períodos longos na mesma posição, posturas inadequadas, movimentos repetitivos, falta de ergonomia no ambiente de trabalho e tudo isso somado ao sedentarismo, é inevitável não sentirmos dores. 
A dor nas costas pode ser decorrente da lesão de estruturas específicas da coluna. Abaixo citamos algumas estruturas da coluna que quando lesadas provocam dor:
  1. Hérnia de disco
  2. Dor Sacroilíaca
  3. Síndrome facetária
  4. Síndrome do Piriforme
  5. Discopatia degenerativa
  6. Espondilodiscoartrose
  7. Escoliose
  8. Hipercifose e Hiperlordose
  9. Contratura e estiramento muscular
  10. Tensão muscular
Atenção para a má postura
Atenção para a má postura

Assim, todas as vezes que se aumenta ou elimina as curvaturas fisiológicas da coluna estão dadas as condições para o aparecimento da dor nas costas. A dor pode ou não ser associada a uma lesão no disco, pois quando não ocorre uma lesão no disco pode estar havendo apenas uma contratura muscular.
Por isso, ATENÇÃO com: carga longe do corpo; carga muito baixa, carga elevada; movimentação freqüente de carga; carga com pega ruim (mala sem alça).
Boa técnica para lidar com peso: sempre perto do corpo; elevadas à 75 cm do piso; pequenas distâncias a percorrer; pesos leves; ocasionalmente; simetricamente e sem rotação do tronco; com uma pega adequada.
  • Não há problema em manipularmos cargas (desde que sejam observados os cuidados com a coluna);
  • Peças que possam ser pegas com apenas uma das mãos no interior de caixas ou caçambas, deve-se apoiar um dos braços na borda da caçamba e levantar com o outro.

Tratamento para dor na costa consequente de má postura

Um repouso limitado combinado com atividade física e educação apropriados constitui-se, em geral, na forma primaria de terapia para este problema. Além disso, poderão ser incluídos medicamentos anti inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares ou antidepressivos.Lembrando que qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico 
A dor nas costas aguda, em geral desaparece por si própria, após dias ou semanas. Uma bolsa de gelo ou de água quente aplicada sobre as costas também pode ajudar a aliviar a dor. Permanecer na cama durante um período prolongado não traz benefícios, pois debilita a musculatura.
Orientações posturais e de atividade diárias

São compreendidas por formas corretas de realizar atividades físicas e são importantes para todas as pessoas, principalmente para as que sofrem de processos dolorosos e má postura global.Temos:
  1. Postura para dormir
  1. Postura para sentar
  1. Postura diante do computador
  1. Varrer, passar roupa, ...
  1. Uso de celulares e tablets
  1. Carregando pesos
  1. Uso de mochila escolar


Prevenção de dor nas costas e má postura

Para evitar episódios recorrentes de dor na costa, recomenda-se que se faça atividade física regular, exercícios de alongamento antes de começar qualquer esporte, abandonar o cigarro, perder peso, manter uma postura correta, utilizar assentos cômodos, dormir de lado com os joelhos flexionados ou com as costas sobre um travesseiro e os joelhos dobrados, evitar permanecer numa mesma postura por tempo prolongado e reduzir o estresse emocional que provoca tensão muscular.




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms